A Sociedade




A SBD-RJ é uma Sociedade Médica sem fins lucrativos com a missão de contribuir para a prevenção e tratamento adequado do diabetes, criada com o objetivo de contribuir com as ações da SBD nacional e amplificar o alcance de suas ações no estado do Rio de Janeiro. Foi fundada em 2008 e teve como primeiro presidente o Dr Ivan Ferraz, que a seguir relata um breve histórico acerca dos primeiros anos da Sociedade.

"De algum tempo se falava na necessidade de haver uma diretoria regional Sociedade Brasileira de Diabetes. Eu já havia sido por duas vezes, com muita honra, membro da Diretoria Nacional, uma delas na gestão do meu grande amigo Leão Zagury, em outra oportunidade na gestão de outro amigo, Dr Saulo Cavalcanti.

Falando em seu próprio nome e de outros expoentes da Diabetologia e ex-presidentes da SBD Nacional - como Adolpho Milech, José Egídio Paulo de Oliveira e Marília de Brito Gomes - o Dr Leão Zagury me convoca e com a atribuição de criar a Regional da SBD no RJ.

Missão não se discute. Assumi.

A próxima etapa foi de definir a chapa, constituída por João Regis, Solange Travassos, Anna Gabriela Fuks, Luiz Mauricio, e eu. Às custas de muito empenho e trabalho e nenhum dinheiro, conseguimos um vale da nacional e o apoio do contador Alexandre (do IEDE). Depois de muitas reuniões conseguimos criar o estatuto, regularizar a sociedade e criar uma pauta básica para a SBD.

Nesta oportunidade assumimos a organização e mantivemos o Grupo de Estudos Multidisciplinar em Diabetes (GEMD), reuniões de discussões de altíssimo nível científico com experts em diabetes, em um total de 6 reuniões por ano, durante 2 anos de gestão. Vale ressaltar aqui a colaboração da indústria farmacêutica para a concretização do evento, hoje bem estabelecido na concorrida agenda de eventos científicos em Diabetes na cidade do Rio de Janeiro.

Criamos um curso itinerante, ministrado pela própria diretoria. Realizamos 4 eventos, com a idéia de interiorização, os cursos ocorreram em Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Niterói e Barra Mansa. Todos com uma aceitação e freqüência acima das nossas expectativas. Assim nasceu a Sociedade Brasileira de Diabetes regional do Rio de Janeiro.

Agradeço a todos que, de uma forma ou de outra, colaboraram para o êxito da criação da regional, agradecimento especial aos meus pares da Diretoria."

Ivan Ferraz, 13.06.2017


Presidentes de cada gestão e suas respectivas diretorias:
2008/2009 - Dr Ivan Ferraz, João Regis, Solange Travassos, Anna Gabriela Fuks, Luiz Mauricio Fernandes.
2010/2011 - Dra Lenita Zajdenverg, Rosane Kupfer, Melanie Rodacki, Roberta Arnoldi Cobas e Carolina Alves Cabizuca.
2012/2013 - Dr João Regis Carneiro, Luiz Mauricio Fernandes, Roberto Zagury, Alessandra Matheus, Anna Gabriela Fuks.
2014/2015 - Dra Anna Gabriela Fuks, Melanie Rodacki, Roberta Arnoldi Cobas, Roberto Zagury, Denise Momesso.
2016/2017 - Dra Melanie Rodacki, Roberta Arnoldi Cobas, Denise Momesso, Lenita Zajdenverg, Cynthia M Valerio. Comissão de Educação Médica Continuada: Joana Dantas e Daniel Barreto.
2018/2019 - Alessandra Matheus, Roberta Cobas, Joana Dantas, Denise Momesso, Cynthia Melissa Valerio.






Sociedade Brasileira de Diabetes/Regional Rio de Janeiro